Modelo Crowdlending para Promotores Imobiliários

A Imoxtec SA encontra-se a concluir o desenvolvimento de uma plataforma de financiamento colaborativo. Os requisitos essenciais definidos para implementar a solução web de crowdfunding foram os seguintes:
  1. Registos e validação de utilizadores na plataforma de crowdfunding e no serviço de pagamento
  2. Programa de afiliação
  3. Simulador de poupança / investimento
  4. Calculadora de Valor a financiar (custos de transacção, obras de remodelação, equipamentos e mobiliário, despesas legais, seguros, comissões, impostos, certificações, etc.)
  5. Inserção de Campanhas Online (Cativação de saldos, definição de objectivo-valor da campanha, documentação, dossier de negócio, fotos, garantias prestadas, rentabilidade acumulada, Loan-to-value, etc.)
  6. Carregamento manual de Saldos através de Ref. MB ou automático (débito directo) através das APIs do Bancos (a partir de 2018)
  7. Ordens de investimento (manuais ou automáticas)
  8. Listagem de movimentos e saldos de utilizadores e campanhas (evoluíndo para um dashboard, visualização de portfolio e análise de mercado integrada)
  9. Ordens de Pagamento: distribuição do valor a financiar pelas despesas do projecto
  10. Ordens de Recebimento/ Pagamento: prestações de capital e juros (débito directo na conta bancária do promotor)
  11. Mercado Secundário: disponibilização de soluções de liquidez, conversão para títulos hipotecários ou equity, risk sharing e buy back guarantee.
  12. Cash-out (levantamento de dinheiro da conta de pagamento, através de agente autorizado ou para o sistema interbancário)
  13. App Móvel – serviço de alertas e notificações em tempo real
  14. Registo de Hipoteca (API – IRN) / Registo de Garantia (modelo geral)
A última fase deste modelo consistirá no lançamento de ordens de pagamento (comissões e prestações mensais), a criação de dashboards a partir das tabelas dinâmicas (o resumo de posição consolidada por utilizador, seja ele parceiro-angariador e/ou investidor e/ou promotor de N campanhas/projectos), a reconciliação das transacções realizadas com as previstas, bem como o sistema de revenue sharing dos projectos. Este é um óptimo exercício em excel para praticar a utilização de funções de procura, tabelas dinâmicas, validação de dados, caixas de combinação, listas e cálculo actuarial:
Depreende-se, no entanto, que as bases de dados em excel não são, de todo, apropriadas para calcular as posições para elevado número de micro-transacções e muito menos para receber e enviar ordens e dados no contexto de permissões/multimaster, internet e APIs. O modelo será assim referenciado a uma equipa de programação que irá desenvolver uma solução web apropriada e escalável. A componente de apuramento de custo industrial / custo total de produção, margens e cenários de vendas, também poderá ser uma proposta de funcionalidades em aplicação web a disponibilizar aos utilizadores, no âmbito da automação de processos e desenvolvimento de projectos de promoção imobiliária. Havendo já analisado 4 soluções profissionais de crowdfunding no mercado, será muito relevante também conhecer o software mais utilizado neste último contexto. Deixo aqui link para um bom artigo com boas razões para optar por solução fora do excel, pelo menos na fase de ‘produção’. Não significa isto que o excel deixe de ser uma boa ferramenta para criação do modelo de base.
Nota explicativa: As comissões da plataforma incluem todos os custos associados à estrutura de gestão e da tecnologia utilizada para concretizar campanhas de crowdfunding e que tem de ser suportados de modo a que as plataformas sejam economicamente viáveis. Na plataforma a adesão é gratuita para qualquer utilizador. No entanto são aplicadas as seguintes comissões nas campanhas cujo valor é angariado na sua totalidade. As comissões são sempre pagas pelo promotor e estão incluídas no valor da campanha.
  • Exemplo de cálculo de uma campanha de crowdfunding na Mutuall:
(VF) = valor a financiar = 100.000 € ( (VF) inclui todas as taxas e custos que não são da mutuall)
(B+C) = (B) bonus mutuall + (C) comissão mutuall = 4.000 €
(D) = comissão de dossier mutuall = 600 €
(A) =Valor de Ajuste no exemplo =(B+C+D) * ( 1 / (1 – 4%) – 1) = 191,67 €
(VC) = Valor da Campanha = VF + A + B + C + D = 104 791,67 €Este tipo de ajuste é aplicado também no caso do imposto de selo (I) e a taxa de crowdfunding (L).
2018-04-02T23:04:13+00:00 Março 11, 2018|